Haviam alguns comentários feitos em off da pesquisa realizada via forms, e principalmente, haviam sugestões de modificações escritas pelos potenciais consumidores no questionário considerado na atividade 4. Isso nos levou a desenvolver um novo questionário. Dessa vez foram 52 respostas. Mais dados. Vamos lá!
Estimativa de preço (em reais) |
Dessa vez o questionário incluía a importante pergunta do preço. "Quanto você estaria disposto a pagar pelo litro de garapa?" O gráfico a esquerda traz no eixo vertical o numero de pessoas que escolheu a opção e no eixo horizontal traz qual opção valorada em reais. R$ 3 foi o numero mais citado, mas aqui ficou claro que na internet, as pessoas gostariam de obter o menor custo possível. conversando com o supermercado Pierim chegamos no valor de cinco reais para o consumidor final - com maior escala o preço pode diminuir, mas claro, não podemos começar gigante - somos uma startup! Além disso, segundo o Pierim, marcas muito baratas despertam a desconfiança do consumidor: será que com esse preço o fornecedor consegue manter os padrões de higiêne elevados?
Após a conversa com o professor Moretti percebemos que seria interessante pesquisar também o tipo de embalagem que o consumidor gostaria de adquirir. Obtivemos os seguintes gráficos para cada tipo de embalagem:
Nessa sequência de gráficos podemos ver que o público espera encontrar nosso produto em embalagens Tetra Pak ou PET especial (personalizada). Mas, com o problema que citamos de a garrafa pet se retorcer, acabamos ficando apenas com a embalagem TetraPak, que era nossa proposta inicial.
Analisamos também quanto as pessoas que classificaram embalagem Tetra Pak com graus 4 e 5 estariam dispostas a pagar por litro e encontramos o valor de aproximadamente R$3,90 por litro. Ou seja, os clientes que preferem TetraPak estão dispostos a pagar mais caro do que a média geral de todas as embalagens, que é de R$3,00.
Em uma pesquisa de campo, fomos a um local tradicional em Barão Geraldo por vender garapa: a Paça do Côco. Lá eles vendem o litro de garapa a R$7,00 com um prazo de validade de 24h sob refrigeração. Ou seja, nosso preço é bem competitivo até para o dono da Praça do Côco ... ele poderia comprar nosso produto a R$5,00 no mercado Pierim e revender e ainda ter 40% de lucro!!!
Bom, se a rede Pierim compraria nosso produto a R$4,00 com uma margem de lucro de 25%,para pequenos revendedores, supondo que a rede Pão de Açúcar almeje um lucro de grandes varejos de 40%, para um preço final mantido em R$5,00, venderíamos para eles por aproximadamente R$3,60. Se o Pierim tem duas lojas e fez um pedido de 480 litros, a rede Pão de Açúcar, com suas quase 1.600 lojas faria um pedido inicial de aproximadamente (240litros)/unidade, que resulta em um pedido de 384.000 litros. Considerando que ganharíamos R$3,60 por litro, chegamos à conclusão que se o Pão de Açúcar mantivesse a estimativa do Pierim de vendas, teríamos uma encomenda na cifra de R$1.382.400,00. Motivador, hãn?
Após a conversa com o professor Moretti percebemos que seria interessante pesquisar também o tipo de embalagem que o consumidor gostaria de adquirir. Obtivemos os seguintes gráficos para cada tipo de embalagem:
Nessa sequência de gráficos podemos ver que o público espera encontrar nosso produto em embalagens Tetra Pak ou PET especial (personalizada). Mas, com o problema que citamos de a garrafa pet se retorcer, acabamos ficando apenas com a embalagem TetraPak, que era nossa proposta inicial.
Analisamos também quanto as pessoas que classificaram embalagem Tetra Pak com graus 4 e 5 estariam dispostas a pagar por litro e encontramos o valor de aproximadamente R$3,90 por litro. Ou seja, os clientes que preferem TetraPak estão dispostos a pagar mais caro do que a média geral de todas as embalagens, que é de R$3,00.
Em uma pesquisa de campo, fomos a um local tradicional em Barão Geraldo por vender garapa: a Paça do Côco. Lá eles vendem o litro de garapa a R$7,00 com um prazo de validade de 24h sob refrigeração. Ou seja, nosso preço é bem competitivo até para o dono da Praça do Côco ... ele poderia comprar nosso produto a R$5,00 no mercado Pierim e revender e ainda ter 40% de lucro!!!
Bom, se a rede Pierim compraria nosso produto a R$4,00 com uma margem de lucro de 25%,para pequenos revendedores, supondo que a rede Pão de Açúcar almeje um lucro de grandes varejos de 40%, para um preço final mantido em R$5,00, venderíamos para eles por aproximadamente R$3,60. Se o Pierim tem duas lojas e fez um pedido de 480 litros, a rede Pão de Açúcar, com suas quase 1.600 lojas faria um pedido inicial de aproximadamente (240litros)/unidade, que resulta em um pedido de 384.000 litros. Considerando que ganharíamos R$3,60 por litro, chegamos à conclusão que se o Pão de Açúcar mantivesse a estimativa do Pierim de vendas, teríamos uma encomenda na cifra de R$1.382.400,00. Motivador, hãn?
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